Conferencistas
ANA ISABEL SANI
ANA MARIA BERTÃO
Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP). Coordenadora, Psicoterapeuta e Supervisora do Centro de Intervenção Psicopedagógica da ESEP. Mestre e Doutorada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC) e Responsável pela Formação em Psicoterapia da SPPC - Núcleo do Porto. Coordenadora do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESEP, nas especializações de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos e de Acção Psicossocial em Contextos de Risco. Tem diversas publicações, e desenvolvido investigação e intervenção em diversas áreas, essencialmente nos domínios da Educação, Saúde e Clínica.
ANA TOMÁS DE ALMEIDA
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e doutorada pela Universidade do Minho em Estudos da Criança, na especialidade de Psicopedagogia. Integra a área de Psicologia Educacional da Criança desempenhando funções docentes ao nível da graduação e da pós-graduação no domínio da formação de professores e de profissionais em áreas afins às ciências da educação. A sua actividade tem-se pautado pelo interesse em conjugar a docência universitária com a investigação e a intervenção social comunitária. Desta experiência destaca-se a coordenação de projectos nacionais com dimensão internacional, com destaque para a realização de várias acções integradas luso-britâncias e luso-espanholas e a participação em programas comunitários de treino e mobilidade de investigadores no espaço europeu. Dinamiza regularmente a organização de simpósios científicos no seio da Internacional Society for the Study of Behavioral Development. É coordenadora da área de Psicologia Educacional e directora do curso de mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias. Desempenha ainda as funções de direcção do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho e de vice-presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. Integra o núcleo de signatários da declaração contra a vitimização entre pares (www.kanderstegdeclatration.org).
ANTÓNIO COIMBRA DE MATOS
ARMANDO LEANDRO
ARMINDA SOUSA DEUSDADO
EDMUNDO MARTINHO
Observatório da Segurança Social, em Genebra, da Associação Internacional de Segurança Social.
EDUARDA FERREIRA
Psicóloga, a desenvolver o projeto de investigação “Reconceptualising Public Spaces of (In)Equality: Sensing and Creating Layers of Visibility” no âmbito do Doutoramento em Geografia Humana, na FCSH, UNL. É investigadora no e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional e membro do comité do Space, Sexualities and Queer Research Group of the Royal Geographical Society. Participou nas Comissões Organizadoras das Conferências: Geografias de Inclusão: desafios e oportunidades, FCSH, UNL, Lisboa, 13 Dezembro 2010; European Geographies of Sexualities Conference, Hogeschool-Universiteit Brussel, 8 a 10 de Setembro 2011; e Encontro sobre Homoparentalidade, ISPA, Lisboa, Julho 2004. É membro da Equipa Editorial da LES Online - Publicação digital sobre questões lésbicas, e membro da direção da Associação para o Planeamento da Família - Delegação de Lisboa, Tejo e Sado. Foi membro da Comissão Nacional do Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos (2007), e de 2002 a 2008 foi membro da direção da Associação Clube Safo - Associação de defesa dos direitos das lésbicas.
FÁTIMA ABREU FERREIRA
Psicóloga, pós-graduada em Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia e doutoranda em Psicologia da Justiça na Universidade do Minho, encontrando-se a desenvolver um projeto de investigação transcultural (envolvendo Portugal, Espanha e Reino Unido) na área dos riscos e vitimização online. Investigadora na área da Sexualidade e Agressões Sexuais, Violência e Vitimologia, integrada nos Centros de Investigação UNIDEP (Instituto Superior da Maia), CINEICC (Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra) e CiPsi (Escola de Psicologia da Universidade do Minho).
FRANCISCO MACHADO
Psicólogo, Professor auxiliar no ISMAI, Coordenador e docente do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação e docente na licenciatura de Psicologia e nos mestrados de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça do referido instituto. Investigador na área da Psicologia da Família, Psicologia Escolar e Desenvolvimento Vocacional integrado no UNIDEP, centro de investigação na área de Psicologia do ISMAI, onde coordena a linha de investigação de Psicologia Escolar, da Educação e Desenvolvimento.
HUGO CRUZ
ISABEL DIAS
Isabel Dias nasceu em Matosinhos, a 2 de Novembro de 1965. É Doutora em Sociologia e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no Departamento de Sociologia, onde leciona desde 1990. Foi Diretora do Departamento de Sociologia da FLUP entre 2004 e 2008 e atualmente é vice-presidente do Conselho de Representantes. Defendeu uma tese de doutoramento sobre violência doméstica em 2003, é autora do livro Violência na família. Uma Abordagem Sociológica (2004 e 2010) e de vários artigos científicos sobre violência doméstica, família, género e envelhecimento. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação no âmbito do Instituto de Sociologia da FLUP e do Centro de Ciências Forenses/CENCIFOR, Portugal.
ISABEL MACEDO PINTO
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Doutorada em Psicologia pela mesma Universidade, com tese intitulada “Cenários de Educação e Desenvolvimento – o meio familiar e seu impacto na educação e desenvolvimento da criança." Desde 1983, desenvolve a sua actividade profissional na FPCEUP, em regime de exclusividade, onde é Professora Auxiliar. Colabora na formação graduada e pós-graduada de psicólogos em domínios diversos da na área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, e no Programa Doutoral em Psicologia. É responsável por unidades curriculares do Mestrado Integrado em Psicologia e no Mestrado em Temas de Psicologia. É membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, tendo participado em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais financiados. Frequentou várias workshops e dois cursos intensivos para Intervenção parental de nível 4 e 5 (Group Triple P Provider Training Course e Pathways Triple P Providing Training Course - intervenção com famílias de risco), organizados pela School of Psychology da Universidade de Queensland, em Manchester. Na sequência desta formação, implementou em colaboração um Programa de Parentalidade Positiva, para pais. Autora de diversas publicações.
ISABEL MARTINEZ SÁNCHEZ (Espanha)
Professora de Psicologia Social na Universidad de Castilla-La Mancha. É doutorada em Psicologia pela Universidad de Valencia e realizou investigações em várias universidades de prestígio. Tem desenvolvido investigação na área da socialização parental e dos valores culturais, analisando a validade transcultural do modelo clásico de socialização com quatro tipologias na Espanha e Brasil, em comparação com os resultados dos Estados Unidos, onde também desenvolveu recentemente investigação. Os seus trabalhos têm sido publicados em vários livros e revistas científicas internacionais.
JOÃO SEABRA DINIZ
JORGE GATO
Licenciado e mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É terapeuta sistémico e familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Realiza actualmente um Doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma tese sobre parentalidade lésbica e gay em Portugal. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia da Família, Psicologia LGBT e Género, temáticas sobre as quais tem publicado em revistas científicas e livros nacionais e internacionais.
JOSÉ CUNHA MACHADO
Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e Investigador Integrado do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se especialmente nos Estudos Demográficos e nas Metodologias da Investigação com aplicação em áreas muito vastas como a parentalidade, a pobreza infantil, a utilização de substâncias aditivas por crianças e jovens, a mortalidade infantil, o envelhecimento. Atualmente é investigador nos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, “Prevenção da exposição de crianças ao fumo ambiental de tabaco no seu domicílio” e “Prevenir o consumo de álcool em adolescentes escolarizados”, e no projeto europeu financiado pela Comissão Europeia “SHARE – Survey of health, ageing and retirement in Europe”. Tendo ocupado diversos cargos de gestão, é atualmente Diretor do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
LABORINHO LÚCIO
LILIANA VASCONCELOS
Psicóloga clínica e formadora no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Professora e Membro do Conselho Pedagógico do Instituto Cultural da Maia. Membro do Conselho Editorial e Científico da Revista Transdisciplinar de Gerontologia. Orientadora de Estágios Curriculares do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde do Instituto Superior da Maia (2008-2009). Membro fundador do Projecto “Oficina dos Afetos” do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto; Coordenadora entre 2008 e 2009 do Projeto-Piloto “Oficina dos Afetos”. Colaborou numa investigação de Doutoramento em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela Universidade de Lyon 2, França. Integrou uma equipa de investigação do Projecto de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no serviço de Imunoalergologia do Hospital de São João do Porto. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Pós-graduada em Terapia Familiar: Sensibilização à Intervenção Sistémica pelo ISMAI/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. A frequentar a Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
MADALENA ALARCÃO
MADEIRA PINTO
MANUEL PINTO
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (1996), é actualmente Professor Catedrático do Instituto de Ciências Sociais da mesma Universidade, onde lecciona e coordena disciplinas da área do Jornalismo e da Educação para os Media. É membro da direção do programa doutoral em Ciências da Comunicação e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do qual foi diretor até ao fnal de 2011. Foi, entre 1990 e 1998, jornalista e editor de Educação e Cultura no Jornal de Notícias, diário em que exerceu também o cargo de Provedor do Leitor, de 2004 a 2006. Entre os trabalhos mais recentes conta-se Educação para os Media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos (coord. e co-autor, 2011) e Televisão e Crianças - Programação para a Infância nos Canais Generalistas Portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI) (co-autor com coord. de Sara Pereira, 2009).
MANUELA VERÍSSIMO
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento pela Université du Quebec à Montreal, Canadá. É, actualmente, Professora Associada no ISPA Instituto Universitário, onde coordena a área de Psicologia do Desenvolvimento. No âmbito da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação (UIPCDE) do ISPA é Coordenadora da linha 1: Psicologia do Desenvolvimento. Coordenou vários projectos de investigação na área da vinculação, financiados pela FCT e por outras instituições. Publicou dezenas de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e apresentou comunicações nos mais importantes congressos internacionais, relacionados com a Psicologia do Desenvolvimento, tendo sido convidada para a organização de simpósios na sua área de investigação. Foi consultora de projectos de investigação internacionais, nomeadamente em Espanha, França e EUA. Recebeu em 2011 o Bowlby Ainsworth Award, atribuído pelo Center for Mental Health Promotion e The New York Attachment Consortium pelas suas contribuições ao nível da investigação e ensino na área da Teoria da Vinculação.
MARIA BELO
MARIA FILOMENA GASPAR
MARIA JOSE RODRIGO (Espanha)
Doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca e Catedrática de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Universidade de La Laguna em Tenerife. É directora do Master oficial inter-universitário em Intervenção e Mediação Familiar da Universidade de La Laguna e da Universidade de Las Palmas de Gran Canarias. É especialista no tema de teorias implícitas dos pais e suas repercussões sobre o processo de socialização dos filhos/as tanto em famílias padrão como em famílias em situação de risco psicossocial. É autora de numerosas publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros "Familia y Desarrollo Humano", da Editorial Anaya e o livro "Preservación Familiar", da editora Pirámide. É consultora especializada para o Ministério da Saúde, Trabalho Social e Igualdade nas questões de parentalidade positiva, e em colaboração com a Federação Espanhola de Municípios e Províncias produziu documentos relativos a esse conceito para os serviços sociais das corporações locais. Com a sua equipa desenvolveram programas grupais de Educação Parental que estão a decorrer em várias regiões autónomas, tais como Castilla y León e Castela-La Mancha. Actualmente é presidente da Sociedade Europeia de Psicologia do Desenvolvimento.
MARIA SALDANHA RIBEIRO
MARY CROWLEY (Reino Unido)
MILICE RIBEIRO DOS SANTOS
OLÍVIA DE CARVALHO
ORLANDA CRUZ
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Doutorada na área de Psicologia do Desenvolvimento pela FPCEUP. Regente das disciplinas da área de Psicologia do Desenvolvimento das Licenciaturas em Psicologia (actualmente Mestrado Integrado em Psicologia) e em Ciências da Educação. Coordenadora do Mestrado em Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes. Orientadora de diversas teses de Mestrado e Doutoramento. Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, tendo como principal área científica de investigação Psicologia do Desenvolvimento. Investigadora em diversos projectos financiados. Autora de várias publicações. É Presidente do Conselho Directivo da FPCEUP, Directora do Programa Doutoral em Psicologia da FPCEUP, Membro da Conselho de Representantes, Membro do Conselho Científico, Membro do Conselho Pedagógico, Membro do Conselho de Subunidade Orgânica de Psicologia, Membro da Comissão Científica do Mestrado Integrado em Psicologia, Membro da Comissão Científica do Mestrado em Temas de Psicologia.
RACHEL EPSTEIN (Canadá)
Rachel Epstein (MA, Sociology; PhD (c), Education) tem sido uma das activistas da Parentalidade LGBTQ, educadora e investigadora há mais de 20 anos e coordena a Rede Parental LGBTQ do Centro de Saúde de Sherbourne, em Toronto, Ontário, Canadá. A Rede Parental LGBTQ providencia recursos, informação e apoio a pais LGBTQ, a futuros pais e suas famílias, e formação para profissionais na área da saúde, trabalho social, jurídico e educacional sobre como tornar os serviços acessíveis a famílias LGBT.
Em 1997, juntamente com a obstetra Kathie Duncan, Rachel fundou o Programa Dykes Planning Tykes (DPT), um curso de 12 semanas para mulheres lésbicas/bi/gay que ponderam a parentalidade. Rachel tem desenvolvido o curso há 15 anos. DPT deu origem a três outros cursos da família gay e trans: Daddies & Papas 2B, Trans-Masculine People Considering Pregnancy and Queer & Trans Family Planning(s). Rachel tem fornecido recursos para a defesa e educação para os pais LGBT e futuros pais na área da Grande Toronto (GTA) e fora dela, e trabalha incansavelmente para mudar as atitudes e práticas na comunidade em geral. Rachel está na vanguarda da pesquisa sobre a parentalidade gay no Canadá e é conhecida como uma educadora qualificada e compassiva.
Rachel e sua filha, e co-parente, celebraram o 2005 Charter Challenge que resultou em mudanças nos procedimentos de registo de nascimento em Ontário, no Canadá, e por vários anos ela tem defendido as comunidades LGBT com a Agência Reprodução Assistida Humana em Ottawa. Rachel também trabalha como mediadora profissional com os pais LGBT e futuros pais.
Rachel publicou sobre uma ampla gama de questões dos pais LGBT, incluindo a reprodução humana assistida, descendência gay em escolas, gravidez masculina, adoção e as tensões entre a sexualidade gay, radicalismo e parentalidade. É editora da antologia Who’s Your Daddy? And Other Writings on Queer Parenting (Sumach Press, 2009). Em 2007, Rachel foi nomeada o "Honoured Dyke" pelo Toronto Pride Committee e em 2008 ela foi a vencedora do Prémio Steinert & Ferreiro da Community One Foundation, reconhecendo a sua liderança e contribuições fundamentais para o apoio, reconhecimento e inclusão das famílias LGBT no Canadá.
RAQUEL QUELHAS LIMA
RUI DO CARMO
RUI MOTA CARDOSO
SUSANA OLIVEIRA
Psicóloga Clínica, Mestre em Neuropsicologia Clínica. Docente do Mestrado em Neuropsicologia e investigadora do Departamento de Psicologia do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCS-N). Exerce prática privada em diversas clínicas e no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto.
TERESA BRANDÃO
VALÉRIA SOUSA GOMES
Docente Universitária do Instituto Superior da Maia, Diretora do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Psicoterapeuta, neuropsicóloga e formadora neste mesmo Instituto. Doutoranda de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento na Universidade de Lyon 2, França, mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA, Diploma de Estudos Aprofundados de Psicologia Cognitiva (D.E.A.) pela Universidade de Lyon 2, França, e Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. É pós-graduada em Neuropsicologia e em Consulta Psicológica e Psicoterapia. A frequentar a Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
VÍTOR FRAGOSO
Colaborador e Professor de “Inteligência Emocional” e “Relaxamento e Movimento Corporal” na Universidade Sénior Contemporânea do Porto (há 7 anos); Licenciado em Psicologia pelo ISMAI; Pós-graduado em Terapia Familiar pelo ISMAI/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Director da Revista Transdisciplinar de Gerontologia; Membro do conselho editorial da Revista IGT na Rede – Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar, Rio de Janeiro; Psicólogo e colaborador no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto; Formador e colaborador na Formed®; Co-autor do Livro “Processos e Estratégias do Envelhecimento: Intervenção para um envelhecimento activo”.