O 1.º Congresso Internacional de Parentalidade é organizado e realizado pelo  Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto . As comissões formadas para o evento são:

Comissão Organizadora

Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto

Filomena Almeida | Liliana Vasconcelos | Raquel Cruz | Sara Guimarães Susana Oliveira | Teresa Cunha | Valéria Sousa-Gomes | Vítor Fragoso

Comissão Científica

ANA TOMÁS DE ALMEIDA

Universidade do Minho.

FRANCISCO MACHADO

Psicólogo, Professor auxiliar no ISMAI, Coordenador e docente do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação e docente na licenciatura de Psicologia e nos mestrados de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça do referido instituto. Investigador na área da Psicologia da Família, Psicologia Escolar e Desenvolvimento Vocacional integrado no UNIDEP, centro de investigação na área de Psicologia do ISMAI, onde coordena a linha de investigação de Psicologia Escolar, da Educação e Desenvolvimento.

ISABEL MACEDO PINTO

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Doutorada em Psicologia pela mesma Universidade, com tese intitulada “Cenários de Educação e Desenvolvimento – o meio familiar e seu impacto na educação e desenvolvimento da criança." Desde 1983, desenvolve a sua actividade profissional na FPCEUP, em regime de exclusividade, onde é Professora Auxiliar. Colabora na formação graduada e pós-graduada de psicólogos em domínios diversos da na área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, e no Programa Doutoral em Psicologia. É responsável por unidades curriculares do Mestrado Integrado em Psicologia e no Mestrado em Temas de Psicologia. É membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, tendo participado em  diversos projectos de investigação nacionais e internacionais financiados. Frequentou várias workshops e  dois cursos intensivos para Intervenção parental de nível 4 e 5 (Group Triple P Provider Training Course e Pathways Triple P Providing Training Course - intervenção com famílias de risco), organizados pela School of Psychology da Universidade de Queensland, em Manchester. Na sequência desta formação, implementou em colaboração um  Programa de Parentalidade Positiva, para pais. Autora de diversas publicações.

OLÍVIA DE CARVALHO

Licenciada em Psicologia, possui o Curso de Pós-Graduação “Supervisão de Estudos de Caso em Contextos de Risco e Sofrimento Psicológico e Sócio-Educacional (Crianças e Jovens)” da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), especializada em Direito das Crianças pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança - Especialidade de Intervenção Precoce - pela FPCEUP.
Actualmente é doutoranda do Curso de Psicologia da FPCEUP, professora, especializada em Intervenção Precoce. Lecciona na Universidade Portucalense - Cursos de Licenciatura de Psicologia e de Educação Social e de Mestrado em Psicologia e Educação Especial.

MADALENA ALARCÃO

Licenciou-se (1982) e Doutorou-se (1991) em Psicologia (área de Psicologia Clínica) na Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação). 
É Professora Associada da referida faculdade, onde tem leccionado na área da Família e Intervenção Sistémica (contextos clínico e forense). Atualmente é Vice-Reitora da Universidade de Coimbra. 
Desde 2007 integra o Grupo que faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental. Tem apoiado o Instituto de Acção Social dos Açores na implementação de um projecto-piloto na área da Educação Parental com famílias de risco. Foi também supervisora científica do Projecto Itineris - Sistema de Aprendizagens para a Empregabilidade (Terceira, Açores) – no âmbito do qual foi construído um programa de Tutoria em Contexto Escolar.
No âmbito das actividades de transferência e valorização do conhecimento, tem realizado actividade clínica na área da Terapia Familiar e de Casal e actividade de avaliação forense, bem como diversa actividade de supervisão, no âmbito de solicitações de IPSS, do ISSS e de grupos de profissionais da área psicossocial. Foi juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, por indicação da FPCE. É membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

MARIA FILOMENA GASPAR

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação e Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
É educadora parental nos Programas Incredible Years, Parenting Wisely e Mais Família. 
É terapeuta familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar).
Desenvolve actividades de investigação no âmbito da educação parental e da educação familiar, da educação de infância e da intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável do projecto de investigação financiado pela FCT e intitulado “Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares” (2010-2013).
Consultora técnico-científica em projectos e serviços relacionados com a educação parental e familiar. 
Membro português da organização da First European Conference on Parenting Supportque irá decorrer em Outubro de  2012 na Holanda. Oradora convidada da Council of Europe Conference: Building a child-friendly Europe: Turning a vision into reality(November 2011, Mónaco).
Membro internacional do Oxford Centre for Research into Parenting and Children do Department of Social Policy and Social Work, University of Oxford, UK. 
Entre as suas actividades de apoio à comunidade é de destacar a realização de várias comunicações para pais e docentes e outros profissionais em torno das temáticas da educação parental e familiar, da prevenção e da relação família-escola.
É autora e co-autora de livros e artigos nacionais e internacionais e dos programas de educação parental Mais-Família.

MILICE RIBEIRO DOS SANTOS

Psicóloga, terapeuta familiar. 
Actualmente formadora e supervisora na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Foi Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (1985-2010) e Professora Convidada na Faculté de Psychologie et Sciences de L’ Éducation  da Universidade de Nanterre, Paris X e na Université René Descartes, Paris V (2000-2010).
Coordenou e participou em vários projectos de investigação europeus e nacionais. Foi  membro do grupo 15 do RIF, Réseau d’Institutions de Formation da Comunidade Europeia (Task Force).
Integra a equipa de avaliação dos programas de Educação Parental no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Comissão Nacional de Protecção às Crianças e Jovens em Risco, o Instituto da Segurança Social, Universidades e Politécnico (2007-2009).
Pertenceu aos corpos directivos da APF, Associação para o Planeamento Familiar,  AIFREF, da Association Internationale de Formation et Recherche en Éducation Familiale,  do IEDPE, Institut Européen pour le Développement des Potentialités de Tous les Enfants e da SPTF, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Agraciada com a Ordem de Mérito.
Autora do programa Escola de Pais Parentalidades desenvolvido pelo Centro de Intervenção Pedagógica da Escola Superior de Educação.
Autora de vários livros e artigos.

ORLANDA CRUZ

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Doutorada na área de Psicologia do Desenvolvimento pela FPCEUP. Regente das disciplinas da área de Psicologia do Desenvolvimento das Licenciaturas em Psicologia (actualmente Mestrado Integrado em Psicologia) e em Ciências da Educação. Coordenadora do Mestrado em Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes. Orientadora de diversas teses de Mestrado e Doutoramento. Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, tendo como principal área científica de investigação Psicologia do Desenvolvimento. Investigadora em diversos projectos financiados. Autora de várias publicações. É Presidente do Conselho Directivo da FPCEUP, Directora do Programa Doutoral em Psicologia da FPCEUP, Membro da Conselho de Representantes, Membro do Conselho Científico, Membro do Conselho Pedagógico, Membro do Conselho de Subunidade Orgânica de Psicologia, Membro do Conselho da Subunidade Orgânica de Psicologia, Membro da Comissão Científica do Mestrado Integrado em Psicologia, Membro da Comissão Científica do Mestrado em Temas de Psicologia.

TERESA BRANDÃO

Doutorada no Ramo de Educação Especial e Reabilitação com tese apresentada e defendida na área da Formação Parental/Intervenção Precoce.
Professora Auxiliar com nomeação definitiva, no Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa.
Membro investigador, desde 2006, do CIPER (Centro Interdisciplinar Para o Estudo da Performance Humana), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Regente das disciplinas de Intervenção Precoce, Modelos de Intervenção Familiar, Modelos de Intervenção em Psicomotricidade, Actividades de Estágio I e II da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora- 1º Ciclo e unidade curricular de Programas de Intervenção Precoce do Mestrado em Reabilitação Psicomotora - 2º Ciclo.
Coordenação de estágios do 1º e 2º Ciclo no âmbito da Intervenção Precoce.
Docente em diversos Cursos de Mestrado e Pós-graduação nas áreas da intervenção precoce e formação parental.
Orientadora de teses de doutoramento e mestrado nas áreas da Intervenção precoce e avaliação do desenvolvimento da criança e formação parental.
Membro da comissão científica de revistas nacionais com “peer review”.
Prelectora e formadora em diversas conferências, cursos e acções de formação a nível nacional e internacional no âmbito das seguintes temáticas: Intervenção Precoce, Formação parental, Famílias de crianças com Necessidades Especiais, Avaliação em Intervenção Precoce, Estruturação e organização de contextos lúdicos destinados a crianças com NEE, Prematuridade e Intervenção Precoce, etc.
Coordenadora de vários Programas de Formação Parental.
Consultora técnico-científica em projectos e serviços relacionados com a intervenção em crianças com deficiências, protecção de menores em situação de risco e formação parental.
Consultoria técnico-científica junto da Comissão Nacional de Protecção às Crianças e Jovens em Risco 2007-2010 - protocolo formação parental.
Consultora Cientifica da EMDIIP (Equipa Móvel Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce).
Membro da I.S.E.I (International Society on Early Intervention).
Membro da A.I.F.R.E.F. (Association Internationale de Formation et Recherche en Education Familiale).

Sócio honorário da APPT21.